É possível prevenir a puberdade precoce?
Embora não existam estudos que indiquem medidas para prevenir a puberdade precoce, existem evidencias de que algumas fatores ambientais podem estar influenciando no aumento dos casos de puberdade precoce ao longo dos últimos anos.
Por isso, algumas medidas devem ser tomadas com o intuito de proteger o desenvolvimento das crianças. Entre elas, podemos citar:
– Prevenção e tratamento da Obesidade Infantil: a obesidade é um fator de risco para puberdade precoce em meninas.
-Controle do tempo de tela: a luz azul das telas interfere na produção da melatonina, que está associada ao início da puberdade. É importante controlar o tempo de exposição a telas e evitar que as crianças utilizem telas a noite.
-Evitar exposição a desreguladores endócrinos (DEs): os DEs são substancias que tem a capacidade de alterar a função dos nossos hormônios. Os DEs estão presentes em vários produtos que utilizamos no dia a dia, como cosméticos e produtos de higiene pessoal, plástico e agrotóxicos. Para evitar essa exposição, procurar utilizar produtos de higiene pessoal e cosméticos (sabonetes, shampoo, cremes para cabelo e pele) que não contenham ftalatos e parabenos. Preferir consumo de alimentos orgânicos. Evitar aquecer ou congelar alimentos em recipientes plásticos.