A Neofobia Alimentar se caracteriza pela rejeição e medo de provar alimentos novos.
É um comportamento comum na infância, principalmente a partir de 2 a 3 anos de idade, e pode gerar muita angústia nos pais.
Algumas estratégias podem ajudar a lidar com essa situação:
- A aceitação de um alimento novo pode necessitar de diversas aproximações. Ofereça várias vezes o alimento, em momentos diferentes e preparado de formas diferentes
- Ofereça sem forçar a criança a comer! Forçar a criança a comer um alimento pode gerar aversão ao mesmo, piorando a aceitação de qualquer alimento novo. O momento da refeição deve ser um momento prazeroso e não um momento traumático.
- Limite o consumo de alimentos ultraprocessados (bolachas, doces, salgadinhos, bebidas industrializadas). Esses alimentos possuem grandes quantidades de açúcar ou sódio e gordura, fazendo com que o paladar fique viciado nesses sabores muito intensos. Dessa forma, a criança não se interessa por alimentos naturais, que tem sabores mais suaves
- Seja exemplo: é muito importante que a família tenha uma alimentação variada e que a criança veja seus pais e cuidadores comendo alimentos saudáveis.
- Tenha paciência e persistência!
Atenção: se a criança tem uma alimentação muita restrita ou você está tendo muita dificuldade em lidar com a situação, procure ajuda profissional. Um nutricionista infantil pode ajuda-lo nesse processo.