Quem aí tem uma criança em casa que está com fome o tempo todo? Muitas vezes a criança acabou de comer e diz que está com fome de novo.
Muitas vezes essa fome é emocional e não física.
A fome física é a fome de verdade, quando o estomago está vazio, já passou um tempo desde a ultima refeição, existem sinais físicos da fome como estomago roncando e a fome aumenta conforme o tempo passa. Nessas situações, qualquer alimento que a pessoa goste vai matar a fome e após comer a pessoa fica satisfeita e saciada.
Já a fome emocional está associada a emoções como estresse, ansiedade, tédio, tristeza… Normalmente não faz tempo que a pessoa se alimentou pela ultima vez, não há sinais físicos de fome e a pessoa tem vontade de comer algo gostoso (normalmente algo calórico). Nessas situações, comer não deixa a pessoa totalmente saciada e satisfeita.
Quando ocorre a fome emocional, devemos desviar o foco da comida, incentivando a criança ou adolescente a procurar atividades que possam distrai-lo, como alguma brincadeira, ativ física, leitura, dar uma volto ou passeio se possível.
Todos nós sentimos isso as vezes e é importante saber identificar a fome emocional para que a gente saiba lidar com a situação.