Quando as crianças nascem, elas possuem uma grande quantidade de cartilagem de crescimento em seu esqueleto. Conforme vão crescendo, essa cartilagem vai “esticando”, o que faz com que a criança aumente de tamanho, e, ao mesmo tempo, essa cartilagem vai virando osso. Quando toda a cartilagem virou osso, o crescimento acaba.
No RX de idade óssea nós avaliamos o desenvolvimento dos ossos da mão e do punho. Avaliamos quais ossos já apareceram e o grau de ossificação desses ossos da mão. Cada idade apresenta caracterisiticas especificas e nós comparamos o RX da criança com um atlas e assim a gente identifica qual é a idade óssea da criança.
A idade óssea mostra o amadurecimento dos ossos. Nem sempre a idade óssea é igual a idade cronológica. Existe um desvio para mais ou para menos que é considerado como normal. Quando a diferença entre a idade óssea e a idade cronológica for maior do que esse desvio normal, isso pode indicar algum problema.
As principais situações em que solicitamos a idade óssea são para avaliação de alterações do crescimento ou da puberdade.