Colesterol, o que você precisa saber?
O que é colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura que circula no nosso sangue e faz parte da estrutura das nossas células e também de alguns hormônios. Embora a palavra colesterol seja associada a algo ruim, na verdade, ele é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. O problema ocorre quando os níveis de colesterol circulantes não estão adequados.
A maior parte do nosso colesterol é produzido no fígado ( cerca de 70%) e o restante é proveniente da alimentação.
Quais são os tipos de colesterol?
-LDL: é o chamado “colesterol ruim”. O excesso de LDL está associado ao acúmulo de placas de gordura nas artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares
-HDL: é o chamado colesterol “bom”. Ele tem um efeito protetor, ajudando o corpo a captar o excesso de colesterol ruim. Como ele é protetor, deve ficar em níveis altos.
-VLDL: transporta os triglicerídeos pelo corpo. Assim como o LDL, os triglicerídeos em excesso também são prejudiciais a saúde.
Mas e o colesterol total? O colesterol total é apenas a soma desses tipos de colesterol, calculado através de uma fórmula. Quando o colesterol total está alto, é preciso ver qual das frações do colesterol está causando esse aumento. Se o colesterol total está alto pois o HDL é alto ( colesterol bom), não há problemas. Por outro lado, se a causa do Colesterol total estar aumentado é o aumento do colesterol ruim, o LDL, aí sim, é necessário atenção realizar e acompanhamento médico.
Quais são as causas da alteração do colesterol?
Algumas pessoas apresentam alterações genéticas, que fazem com que elas não consigam eliminar adequadamente o colesterol, elevando os níveis circulantes. É o caso da Hipercolesterolemia Familiar. Essas pessoas, mesmo tendo uma boa alimentação, mantem níveis altos de colesterol ruim e muitas vezes precisam utilizar medicações para o controle.
Existem também alguns problemas de saúde que podem alterar o colesterol. São exemplos: Síndrome Nefrótica, Hipotireodismo descompensado, Diabetes mal controlado.
Além dessas situações, a Obesidade e os hábitos alimentares, são importantes causas de alteração do colesterol!!!
Quais alimentos pioram e quais alimentos melhoram o colesterol?
O aumento do colesterol ruim está associado ao consumo excessivo de gorduras saturadas e gorduras trans, e baixo consumo de gorduras mono e polinsaturadas e também de fibras.
As gorduras trans devem ser abolidas da nossa alimentação. Elas podem estar presentes em alimentos industrializados e ultraprocessados, como: bolachas, salgadinhos, bolos industrializados, sorvetes, pipocas de microondas, molhos para salada, entre outros.
As gorduras saturadas, devem ser consumidas com moderação. São exemplos: alimentos de origem animal, leite e derivados
Gorduras mono e polinsaturadas são importantes substitutos para as gorduras saturadas, pois são fontes saudáveis de lipídios. São exemplos: azeite, óleos vegetais, linhaça, oleaginosas, abacate, óleos de peixe
Além disso, o consumo adequado de fibras é muito importante para que o corpo consiga eliminar o excesso de gorduras. Verduras, legumes, frutas, lentilha, feijão, grão de bico, farelo de aveia, psyllium, grãos integrais, são exemplos de alimentos ricos em fibras.
Todas as crianças precisam fazer exame de colesterol?
Todas as crianças entre 9 e 11 anos de idade devem realizar um exame de colesterol
Abaixo de 2 anos, não é indicado realizar o exame.
Entre 2 e 9 anos, as crianças que possuem algum fator de risco, também precisam fazer essa avaliação. São exemplos de fatores de risco: Obesidade, Diabetes, uso de algumas medicações especificas que alteram o colesterol, historia familiar de doença cardiovascular precoce em familiares de primeiro grau, história familiar de colesterol muito alto (colesterol total maior 240)
A Dra. Alline, é uma excelente médica, desde o primeiro momento muito atenciosa, meu filho está fazendo tratamento para crescimento, e está indo muito bem!