Meu filho não come, o que fazer?
A alimentação das crianças é uma grande preocupação dos pais.
Com muita frequência, os pais se queixam de que a criança não come e querem saber o que fazer para que elas comam mais.
Em primeiro lugar, muitas vezes os pais acham que a criança come pouco, mas na verdade ela come o necessário para sua idade. Quantidade não é qualidade!!
Se a criança tem um alimentação variada com todos os grupos alimentares e está com crescimento e ganho de peso adequados, então ela está consumindo o que precisa.
Agora, caso a criança tenha dificuldade em realizar as principais refeições, como almoço e jantar, algumas orientações podem ajudar:
– Evitar oferecer doces e alimentos ultra processados (bolachas, salgadinho, bolos industrializados, bebidas industrializadas) Esses alimentos, além de não serem saudáveis, tem sabores muito intensos, devido grande quantidade de açúcar, gorduras, sódio, saborizantes. Isso faz com que a criança passe a não se interessar por comida caseira, vegetais e frutas, já que estes alimentos tem sabores mais suaves.
-Não permitir que a criança “belisque” entre uma refeição e outra. Uma bolachinha ou docinho, podem ser suficientes para tirar a fome da criança.
– Não forçar a criança a comer. Não irá resolver o problema e pode fazer com que o momento da refeição se torne traumático .
– Não substituir uma refeição por guloseimas ou alimentos pouco nutritivos. De preferência, se a criança não comeu em uma refeição, esperar até a próxima
– Deixar a criança escolher o que quer comer, desde que as opções sejam saudáveis e adequadas para aquela refeição.
– Se a criança rejeitar verduras, legumes e frutas, continuar oferecendo, sem forçar. Dê o exemplo! Tenha uma alimentação saudável para que a criança possa se espelhar em você!
Essas orientações não substituem uma avaliação profissional.
Procure um nutricionista infantil para te auxiliar na alimentação do seu filho.