O que é Diabetes tipo 1?

Para entender o que é diabetes, vamos entender alguns conceitos:

  1. Pâncreas: é um órgão que fica no nosso abdome e produz alguns hormônios, incluindo a INSULINA.
  2. Insulina: hormônio que transporta o açúcar (glicemia) do sangue para dentro da célula
  3. Celula: são estruturas microscópicas que compõe o corpo dos seres vivos. As células carregam nosso material genético (DNA) e tem diversas funções. São como pequenas fabricas que fazem nosso corpo funcionar. Para que elas trabalhem, elas precisam de um combustível que é a glicose. E quem faz a glicose entrar dentro da célula é a insulina
  4. Anticorpos: são como soldadinhos que nosso corpo produz para se defender de infecções, para atacar vírus e bactérias.

Por que ocorre?

O DM1 ocorre porque o pâncreas para de produzir insulina. Sem a insulina, começa a ocorrer o acumulo de açúcar no sangue (hiperglicemia) e faltar açúcar dentro da célula.

Normalmente, o DM1 surge na infância e adolescência.

Por que o pâncreas para de produzir insulina?

É muito comum os pais questionarem: “ meu filho é magro, como ele foi desenvolver Diabetes?” ou “ eu nunca dou doces ou açúcar para meu filho e mesmo assim ele ficou diabético, como isso pode ter acontecido?”.

A verdade é que o DM1 não tem nenhuma relação com Obesidade ou alimentação (diferente do Diabetes tipo 2, que tem uma forte associação com a Obesidade). Na maioria das vezes a causa é auto-imune, o que significa que o corpo da pessoa inadequadamente começou a produzir anticorpos que atacaram o seu próprio pâncreas, prejudicando a produção de insulina. E o que fez o corpo produzir esses anticorpos? Não se sabe ainda!!

Quais são os sintomas do DM1?

Conforme a produção de insulina vai ficando deficiente e o nível de açúcar no sangue começa a subir alguns sintomas podem aparecer:

Vontade de fazer xixi toda hora  (o corpo tenta eliminar o excesso de açúcar através da urina)

Muita sede: como a pessoa perde muita água por que está urinando muito, ocorre aumento da sede para repor a água perdida

Muito fome, perda de peso (mesmo comendo mais que o normal), desanimo, cansaço e fraqueza (como o açúcar não entra dentro das células, as células ficam sem seu combustível para funcionar e com isso, o corpo fica sem energia)

Ao procurar o médico, constata-se a hiperglicemia

Como é o tratamento?

A pessoa que tem diabetes necessita:

Aplicar Insulina

  1. Monitorizar a glicemia
  2. Ter uma alimentação saudável
  3. Praticar exercícios
  4. Ter sempre em mãos (mesmo fora de casa!!!!): aparelho para medir glicemia, insulina, alimentos do kit de hipoglicemia, identificação de diabético.

Monitorização

A insulina é a chave do tratamento do DM1.  Para saber o quanto de insulina o corpo precisa, é necessário realizar a monitorização da glicemia através da medida da glicemia capilar, também conhecida como dextro, ou ponta de dedo (medida da glicemia através de uma gotinha de sangue da ponta do dedo).  Assim, é possível saber quanto de insulina é necessário aplicar e quais os ajustes devem ser feitos.

Quanto mais medidas forem realizadas ao longo do dia, melhor vai ser o controle.

Apesar do susto inicial após receber esse diagnóstico, com o tempo e com uma assistência multidisciplinar adequada, a família e a criança/adolescente aprendem a conviver de forma harmoniosa com o DM1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy